sexta-feira, 23 de agosto de 2013

2˚ DIA 22 AGO – INICIANDO A AVENTURA

DIÁRIO DE VIAGEM

Após todos os eventos de ontem optamos por dormir um pouco e depois ir buscar a mala que faltava no aeroporto.
            O tempo não está muito bom para turismo outdoor – chove continuamente. Segundo informações, está chovendo há vários dias e deve continuar assim até domingo. Isso não é bom...

Nosso hotel, o Ramada Inn, é bem ao estilo de hotéis/motéis americanos – simples, porém limpo e organizado, com tudo bem prático. Serve um café continental, com o essencial, que atende perfeitamente o viajante. Quem quiser algo mais elaborado paga um café americano com desconto.

Anchorage é uma cidade muito bonitinha e simpática. Embora tenha apenas 260.000 habitantes, tem de tudo – já vimos lojas grandes como Nordstrom, JC Penny, Home Depot, Walgreens etc... O aeroporto é grande, com corredores largos, bastante estacionamento. No hall há um Visitors Center com inúmeras brochuras de hotéis, restaurantes, do que fazer, das cidades etc...  e pode-se pegar a vontade!
           Fomos ao aeroporto e, graças a Deus, nossa mala estava lá... UFA !!!
        Hoje pela manhã ouvimos um barulho conhecido – aviões militares. Fomos informados pelo André que eram F-22 – Raptors, que é o tipo de avião voado aqui pela USAF. Como aqui é bem pertinho da Rússia, eles passam o tempo todo espionando e implicando com os russos.

Por volta das 11:30 hs, iniciamos nossa viagem rumo norte, para Talkeetna, onde as 14:30 faremos um passeio de Jetboat pelos rios Talkeetna e Susitna, com duração de 2:30 hs, admirando a fauna e a flora, com uma pequena caminhada.
        A estrada, Alaska 01, Glenn Hwy, é larga, com duas pistas de cada lado, e segue por entre florestas de pinheiros. Aqui e ali, agrupamentos de lojas, serviços e algumas casas. Tudo muito bem sinalizado, arrumado e limpo. Após cruzarmos o Knik River, mudamos para a Parks Hwy (Alaska 03) que segue norte. Essa já é uma estrada mais simples de mão dupla.

Chegamos a Talkeetna as 13:00 hs e fomos para o nosso hotel – Talkeetna Alaskan Lodge. Lá fomos informados que o passeio de jetboat estava cancelado devido ao mau tempo – o nível do rio está alto e com muitas toras de madeira descendo. Talvez amanhã seja possível faze-lo, se a chuva parar essa noite. Também há 99% de chance de não fazermos o voo panorâmico ao Mt. McKinley amanhã, devido ao mau tempo. Por enquanto está mantida a caminhada em torno do lago as 18:00 h.

Fomos para a cidade – um pequeno aglomerado de casas, com alguns hotéis e restaurantes. Talkeetna é uma cidade histórica, bem antiga, que foi um local de mineração e comércio. Hoje vive mais do turismo, já que aqui é o ponto de partida dos montanhistas e escaladores que pretendem encarar o Mt. McKinley, bem como dos voos panorâmicos para a montanha e para os glaciais.

Após algumas pesquisas escolhemos almoçar no West Rib Pub onde tomei uma deliciosa cerveja local – Alaskan Amber Ale – o Beto foi de uma mais tradicional. Escolhemos os peixes mais típicos daqui – bacalhau fresco e halibut (ainda preciso saber que peixe é esse!!!). De sobremesa um sorvete muito gostoso – Caramel Cariboo Ice Cream (a propósito, o cariboo é chocolate chip no sorvete).

Ao cair da tarde fizemos algo diferente – uma caminhada em torno de vários lagos, que começava as 18:00 hs e durava 2 ½ horas! Ainda tudo claro... o ruim é que continuava chovendo. Fomos ao Talkeetna Lake Park e lá andamos em torno de uma série de lagos – Lago X, Lago Y (acho que os nomes foram dados por algum matemático que andou por aqui!). Devido à chuva não havia pássaros nem outro tipo de vida selvagem. Mas o local é bonito e agradável.

À noite jantamos no próprio hotel.
Vamos ver o que conseguimos fazer amanhã... Espero que o tempo ajude, mas está previsto continuar chovendo e só abrir sol no sábado. Vamos tentar fazer o passeio de jetboat pela manhã e de qualquer forma seguimos à tarde para Fairbanks.