quinta-feira, 29 de agosto de 2013

8º DIA 28 AGO – CONHECENDO ANCHORAGE E ARREDORES

DIÁRIO DE VIAGEM

Começamos o dia com um City Tour em Anchorage (ANC). A cidade é a maior do Alasca, mas não é uma cidade grande. Tem cerca de 300.000 habitantes, o que é metade da população do Alasca. O tour nos levou pelo centro da cidade, para o Earthquake Park de onde vimos o porto de ANC, que serve apenas a navios de carga.








Levou-nos, também, ao aeroporto de hidoraviões de pequeno porte (o maior do mundo) – Lake Hood Floatplane Base – aonde vimos centenas de aviões estacionados em um parking e mais centenas de hidroaviões na água. A bem da verdade esse aeroporto se trata de uma “marina”, o que é muito engraçado se tratando de aviões! Em cada vaga podemos ver um pequeno píer para atracar o avião e um pequeno box (storage) para gardar as tralhas e ferramentas.





















De lá fomos até uma elevação de onde se avista toda a cidade e o Cook Inlet, uma baía que entra terra adentro fazendo um braço - o Turnagain Arm. Essa elevação já faz parte da Chugach Mountain, e tem um belvedere de onde saem várias trilhas pelo parque. Embora pequena, ANC tem ruas largas, é bem limpa e organizada e tem um bom comércio.









            Durante todo o tour a guia falou muito sobre o terremoto que houve aqui em 1964, de magnitude 9.2, e contou muitas histórias do terremoto, o que nos leva a crer que isso foi um evento significativo aqui. Também voltou a falar e descrever a respeito da Corrida de trenós de Iditarod, que é um acontecimento importante no estado, mais do que um GP de F1 ou similar. Todo mundo acompanha e curte.
              Aqui não há taxas no comércio, bem como imposto estadual. O Alaska vive dos royalties do petróleo, que inclusive é distribuído também entre os moradores do estado.
              O tempo está começando a mudar – ontem a noite já choveu e hoje está meio nublado. A temperatura variou entre 13 – 17 graus, com vento. Penso que a chuva vai voltar.
             À tarde nos deslocamos para um vilarejo a 35 milhas de ANC – Girdwood – onde há um resort de esqui – Alyeska – com um belo hotel, um bondinho que nos leva ao topo da montanha, onde almoçamos e batemos fotos. Ali funciona uma estação de esqui mas nessa época, sem neve, vira trilha de caminhada. É estranho ver as pistas sem neve!








A estrada até lá, a Seward Hwy, vai margeando o litoral, paralela à estrada de ferro. Passa por vários pontos de interesse – panorâmicos – sendo um deles o Belluga Point, de onde é possível ver as baleias beluga na maré alta – não conseguimos vê-las, contudo.




À noite fomos jantar no restaurante Orso – de comida toscana e mediterrânea e frutos do mar do Alaska. Comemos muito bem, sendo a melhor pedida os frutos do mar com pasta. Ah!!! degustamos um excelente vinho da região da Toscana.

3 comentários:

  1. Realmente merecem ser contratados como fotógrafos oficiais. Excelentes fotos. Finalmente vi Dailson.
    Aproveitem.
    Fernando Jordão

    ResponderExcluir
  2. Que linda essa "marina"! Um charme!
    Tio, tia, papis e mamis, vcs estão lindos!!!
    Aproveitem bastante! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. O comentário acima é da Fê!

    ResponderExcluir