sexta-feira, 30 de agosto de 2013

9º DIA 29 AGO – PELOS FIORDES DA PENÍNSULA DO KENAI

DIÁRIO DE VIAGEM

            O mau tempo voltou – chove desde cedo. Embora seja possível fazer nossa programação, como fica tudo cinzento as fotos perdem a sua qualidade, e a visibilidade também fica prejudicada.
            A alvorada foi as 4:45! Hoje seguimos de trem rumo sul, para Seward, de onde pegaremos nosso cruzeiro amanhã. Nosso trem tem vários carros e o nosso era o North Star Dome – Golden Star – todo envidraçado para poder ver melhor a paisagem. O percurso total é de 183 km, e foi feito em 4 ½ horas, uma vez que o trem segue lento pelo caminho – é o TPV (train a petit vitesse!!!).










        A viagem foi muito bonita – se tivesse sol seria mais linda ainda. A estrada é sinuosa e vai passando por lagos, rios, montanhas, geleiras etc... margeando o Turnagain Arm (braço de mar) do Cook Inlet (enseada). A cada curva um lindo visual nos esperava.







         Chegamos a Seward as 11:05 h e nossa próxima atividade era um cruzeiro pelos Fiordes do Kenai as 12:00 h. Ficamos preocupados com o tempo e como faríamos a transição da estação para o cais e o que faríamos com as malas. Mas, não precisávamos ficar preocupados – tudo está organizado e sincronizado. As malas foram despachadas para o nosso hotel – quando descemos do trem, havia vans dos hotéis para pegar seus hóspedes ou suas bagagens bem como shuttle bus para levar as pessoas para cada tour oferecido. As nossas malas seguiram para o hotel e nós para o cruzeiro.




            Nosso cruzeiro era o Kenai Fjords Wildlife com buffet de salmão e prime ribs incluído. Nosso barco era o Star of the Northwest, um barco grande, com 3 decks – 2 fechados e um aberto, próximo à torre de comando. Os decks tinham enormes janelas das quais podíamos ver a paisagem. 















           O passeio saiu de Seward pela Ressurrection Bay, costeando a península do Kenai e suas ilhas, procurando baleias, orcas, focas e pássaros.  Vimos um pássaro chamado puffin (arau ou papagaio do amar), que realmente parece um papagaio aquático, gaivotas, cormorões. Em uma pedra achamos leões marinhos, em outra um bode branco – mountain goat e em outra uma foca solitária, harbor seal. E mais adiante vimos baleias humpback whales, umas duas, mas vimos só de longe e elas não fizeram um show muito interessante para nós – apenas o jorro de ar/água e um ou outro mergulho mostrando a cauda. Para finalizar, encontramos lontras – uma sozinha e depois uma dupla. Elas são engraçadas e ficam boiando na água de costas, com as “mãozinhas” dobradas sobre a barriga e de vez em quando  mexem os “pés” e parece que estão dando tchau...







          As baleias daqui fazem como as nossas – moram nessas águas geladas e ricas em krill onde se alimentam e no inverno se mudam para as águas mornas do México, Havaí e sul do Japão.
            Na volta do passeio o shuttle da companhia nos levou até o nosso hotel – Best Western – que fica na zona central. O hotel é bom e bem localizado. O motorista do ônibus nos deu dicas de locais para jantar. Escolhemos o “Christo’s Palace” no qual comemos uma boa comida de frutos do mar e era a 2 quadras do nosso hotel.




            Enfim, foi um dia muito interessante e diferente. Amanhã, alguns programas locais e depois embarcamos para nosso cruzeiro, ao final da tarde, no “Radiance Of The Seas da Royal Caribbean Cruises”.



9 comentários:

  1. Esse trem é um luxo!!! O passeio deve ser maravilhoso, mesmo com o mau tempo...
    Adorei a descrição das lontras! Hahaha
    A cada dia a fotos ficam mais lindas, e os textos mais gostosos! Parabéns, Tios!
    Beijos,
    Fê.

    ResponderExcluir
  2. Li tudo agora, duma vez. Inveja saudavel. Depois de comer salmao selvagem ai, nunca mais consegui comer o nosso falsificado do Chile. Aproveitem, billy fanstone

    ResponderExcluir
  3. Oi amigos!
    Esta viagem esta' sendo incrivel!
    Estamos vivendo uma experiencia que dificilmente teriamos a oportunidade de ter: frio, parques, animais nao encontrados no Brasil, viagem de trem, navio, etc.
    Tudo foi cuidadosamente planejado pelo nossos amigos Burnier e Jussara. Pulamos na programacao.
    Hoje embarcaremos no Radiance of the Seas para um cruzeiro de sete dias ate Vancouver (CA).
    Espero que este Blog animem voces.
    Dailson e Viviane

    ResponderExcluir
  4. Essa região no sul de Ankorage é muito bonita. Em Seward tem umas lojas para pescador e caçador muito bacanas.
    Bom cruzeiro até a linda e agradável Vancouver.
    abraçao, Adriano

    ResponderExcluir
  5. Anexei um link de um video no YouTube de 3'46" para se ver alguns trechos da viagem do trem de ANC para Seward.
    http://www.youtube.com/watch?v=WRaiqen9MbI
    Para quem for abrir verá que na lista ao lado tem outro de duração maior: 25'
    Divirtam-se!!!
    Mac

    ResponderExcluir
  6. Parabéns aos tios Jussara e Burnier pelo planejamento impecável da viagem!!!
    Papai e mamãe deram sorte! :)
    O blog está uma delícia de acompanhar....nos sentimos mais pertinho de vcs!
    Papes e mames estão lindos e fofos combinando de begezinho nas fotos....rs
    Muitos bjos,

    ResponderExcluir
  7. Ju e Burnier,
    Que bárbaro!! o trem é demais, amei! paisagens lindas! já nem estou preocupada mais com o tempo, vcs conseguem ser felizes com chuva ou com sol. É isso!! Aproveitem agora o cruzeiro.
    Bjo com carinho
    Eveleyne Cecchi

    ResponderExcluir
  8. Que bom vê-los bem, ao contrário do tempo. Lindo trem. Belas paisagens. Farta alimentação. Acho que vocês fizeram uma excelente escolha. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  9. Vcs foram contratados pela National Geographic Traveller?? Hehe
    Parece viu, belas fotos e paisagens encantadoras. Ô viagem épica amiga

    ResponderExcluir